2018-2019 Marcia Aleixo Assessoria

O aparelho transparente fixo convencional é bem mais estético do que o metálico. Contudo, o mesmo ainda fica sujeito a mudança de cor das borrachas de fixação dos arcos. Existem algumas versões deste aparelho transparente que dispensa o uso de borrachas o que o torna uma opção ainda mais estética.

O fato é que ambas as opções melhoram a estética dental e a estética facial. Via de regra todos os tratamentos podem se beneficiar do uso do aparelho transparente, ao passo que a maioria deles também tem indicação para o aparelho removível como o exemplo do sistema Invisalign. Quando este tipo de dúvida surge a preocupação normalmente é em relação a estética dos mesmos, ou mesmo a qualidade de vida pelo fato do segundo poder ser retirado da boca para alimentação e eventos sociais (um casamento ou uma festa formal), ou até mesmo em algumas profissões específicas (Ex.: atleta, ator, modelo, cantor, etc).

De qualquer maneira, por mais estético que seja o aparelho transparente fixo, ele ainda perde neste quesito para o aparelho removível. Visualmente ainda são menos estéticos quando comparados com os sistemas de alinhadores (Invisalign).